O que fazer para combater as pragas?

08/07/2010 23:03

Com certeza ações isoladas, sem um conhecimento técnico e tecnológico adequado, são pouco eficazes.

Por exemplo, podemos passar um inseticida na cozinha quando vemos uma barata, mas provavelmente isto terá um caráter bastante restrito do ponto-de-vista de controle da população da praga. Inclusive pode gerar maiores problemas, como a resistência aos inseticidas, contaminação do ambiente ou até mesmo uma intoxicação.

Devemos lembrar que pragas são meramente indicadores de distúrbios/ desequilíbrios ambientais, que em sua grande maioria são causados pelo próprio homem. Não adianta pensarmos somente na sua eliminação. Para um controle eficiente e de longo prazo temos, na verdade, é que identificar quais são os fatores que estão favorecendo sua instalação, permanência e crescimento. Com base nestes dados é possível manejar o ambiente de forma a torná-lo inapropriado.

Sendo assim, percebe-se que a principal arma para o manejo é o conhecimento. Ter noção da biologia e comportamento das pragas é essencial para a tomada de decisões na hora de aplicar métodos de controle realmente eficientes. Neste contexto, surge como alternativa o manejo integrado de pragas urbanas (MIP), que usa este conhecimento para orientar ações preventivas, corretivas e de eliminação. Muito mais do que simplesmente técnica, o MIP também traz embutido em sua filosofia a responsabilidade sócio-ambiental.

A filosofia do MIP foi introduzida na década de 70, buscando-se eliminar ou ao menos minimizar os impactos negativos decorrentes da aplicação das metodologias do controle de pragas ou controle integrado de pragas, baseados no uso exclusivo de agrotóxicos. Diferentemente destas últimas, o MIP busca associar métodos compatíveis que sejam economicamente viáveis, ambientalmente seguros e socialmente aceitáveis e que mantenham a população praga abaixo do seu nível econômico de dano (Metcalf & Luckman, 1982). Assim, integra métodos culturais, legislativos, biológicos, químicos, genéticos, físicos e mecânicos de manejo de pragas, dentro de contextos específicos.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode